É oficial: a temporada de 2016 para produtos de segurança traz várias novidades e atualizações e uma delas é o antivirus Kaspersky 2016. As marcas Trend Micro, ZoneAlarm, e Kaspersky estão liberando seus antivirus e linhas de produtos de segurança em paralelo com as do Windows 10. O antivírus Kaspersky (2016) custa US$ 39,95 por ano ou US$ 59,95 por três licenças e traz um início auspicioso para a temporada de 2016, com proteção impressionante que foi testada por laboratórios independentes.antivirus Kaspersky 2016

A Interface

A janela principal do produto mantém o esquema de cores verde e branco de seu antecessor, mas o layout é bem diferente. A edição anterior preenche quatro quadrantes da janela com grandes painéis rotulados de Scan, Update, Relatórios, e Teclado Virtual. A edição atual mantém a mesma divisão de trabalho, mas os botões são agora menores e alinhados horizontalmente. Um grande banner na parte superior reflete a situação de segurança atual. Você pode clicar para obter mais informações e para obter instruções sobre a resolução do problema.

Instalação rápida

A instalação do produto acontece em um poucos minutos. Depois ele verifica se há uma nova versão. Basta clicar em Instalar para atualizar. Quando a instalação estiver completa, você deve ativar seu registro com o seu chave de licença ou fazer um teste de 30 dias gratuitamente. Uma verificação completa de um computador padrão levou 45 minutos. Quando uma segunda varredura foi executada, ela terminou em 12 minutos, uma melhora significativa. No entanto, outros produtos têm demonstrado capacidade para optimizar ainda melhor essas análises completas repetidas. Por exemplo, repetir as varreduras com o antivírus Trend Micro 2015 que custa $59,99 na Amazon e com o antivírus Total Defense Anti-Virus (2015) que custa $49,99 no PC Richard&Son levou apenas um minuto.

Resultados de laboratório

O antivirus Kaspersky 2016 participou nos testes de vários laboratórios. O antivirus foi analisado pelos laboratórios West Coast Labs (que anteriormente deram ao produto excelentes pontuações, incluindo a certificação Platinum Checkmark Certification). Os laboratórios ICSA Labs certificaram o antivírus Kaspersky pela detecção e remoção de vírus. Nos últimos 12 testes feitos pelo Virus Bulletin, o antivírus Kaspersky participou de 10 e recebeu a certificação VB100 em todos. A tecnologia do antivírus Kaspersky teve nota máxima em todos os testes realizados por outros laboratórios. Os laboratórios Dennis Technology Labs testam os produtos através de um regime de teste de várias semanas, usando um sistema de captura/replay para desafiar cada produto com os mesmos ataques de malware. O antivirus Kaspersky 2016 ganhou certificação AAA, a melhor classificação possível. Ele também obteve a pontuação máxima em todas as categorias testadas pelo Instituto AV-Test.

Antivirus Kaspersky 2016 – Testes Gráficos

Os pesquisadores da AV-Comparatives examinam produtos antivírus através de uma variedade de testes, a partir do reconhecimento de malware estático simples em testes dinâmicos do mundo real que analisam todos os componentes do produto. Um produto que passa nesses testes obtém a certificação padrão. Aqueles que vão além dessa nota ganham a certificação Advanced+. Em todos os cinco testes, o antivirus Kaspersky 2016 obteve a certificação Avançada+. É uma exibição muito impressionante, apenas rivalizando com o antivírus Bitdefender Plus 2015 que custa $29,96 no site da BitDefender.

Sucesso em bloqueio de malware

Nos testes dos grandes laboratórios independentes, foram usadas amostras de malware, e o antivirus Kaspersky constantemente começou a eliminar os que reconheceu. No momento em que terminou, apenas cerca de 20 por cento das amostras permaneceram. Depois disso, apareceu um pop-up uma ou duas vezes anunciando que o antivirus Kaspersky “reverteu ações de software malicioso.” Essa característica é chamado de Monitoria de Sistema, e pareceu funcionar bem. Com 89 por cento de detecção e uma pontuação global de 8,8 dos 10 pontos possíveis, o antivirus Kaspersky 2016 tem a segunda melhor pontuação entre os produtos testados com esta mesma coleção de amostras de malware, batido apenas pelo antivírus Emsisoft Anti-Malware 10.0. Olhando para os produtos testados com a mesma coleção anterior de amostras, o antivírus Webroot SecureAnywhere (2015) que custa $19,99 no Webroot se mostrou melhor. Não é possível ter melhor nota do que 100 por cento de detecção e 10 de 10 pontos possíveis.

Antivirus Kaspersky 2016 – Bloqueio de malware

Dado que a coleta de amostra permaneceu a mesma por muitos meses, não foi definitivamente medido o quão bem um produto lida com o malware novo. Para isso, foi usado um feed de URLs de hospedagem de malware recentemente descoberto e fornecido pela MRG-Effitas. Foram retiradas as amostras que apontavam diretamente para os arquivos executáveis maliciosos, e foi analisado o que acontece quando cada uma das outra foi lançada para analise. De 100 URLs maliciosos, o plug-in da Kaspersky bloqueou 58 por cento. Isso é um pouco melhor do que a média atual de 35 por cento, mas uma série de produtos teria feito ainda melhor. O antivírus McAfee Plus 2015 que custa $19,51 na Amazon mantém o primeiro lugar, com proteção de 85 por cento.

Proteção contra phishing impressiona

O mesmo mecanismo que mantém os usuários longe de malwares também serve para deixá-los longe de sites de phishing, sites fraudulentos que tentam roubar credenciais de login, como por exemplo, seu senha do PayPal, ou do seu banco. Para testar o quão bem um produto protege contra phishing, cada URL foi simultaneamente lançada em cinco navegadores, um protegido por antiphishing como antivirus Symantec Norton Security que custa $47,06 na Amazon, um outro pelo produto em teste, e cada um pela proteção embutida no Chrome, Firefox e Internet Explorer.

Antivirus Kaspersky 2016 – Gráfico Antiphishing

A taxa de detecção do antivirus Kaspersky 2016 ficou apenas um ponto percentual atrás de Norton, que é melhor do que quase todos os seus concorrentes. O Norton, incorpora detecção heurística, análise de páginas para sinais de fraude. Muitos concorrentes não conseguem bater a proteção embutida navegadores populares. O antivírus Kaspersky derrotou todos os três. Apenas o antivirus Bitdefender teve uma pontuação significativamente melhor; ele realmente bateu o antivirus Norton em 5 pontos percentuais.

Ferramentas adicionais

Um dos quatro grandes botões na janela principal é dedicado ao teclado na tela. Você também pode iniciá-lo a partir da barra de ferramentas do browser. De qualquer forma, a primeira vez que você quiser usá-lo você precisará reiniciar. Pode muito bem ativá-lo agora, em vez de esperar até quando você precisar dele. O objetivo do On-Screen Keyboard é que você digite senhas e outros dados confidenciais, sem qualquer chance de que alguém possa capturar o que você digitou. Sim, é improvável que um keylogger passe por uma proteção em tempo real da Kaspersky, mas esta técnica funciona até mesmo contra keyloggers de hardware. Ao clicar no botão Ferramentas adicionais na janela principal você vai ver que há muito mais no antivirus Kaspersky 2016 do que vimos até agora. Depois de registrar o software com sua conta My Kaspersky, você pode controlá-lo remotamente. Isso inclui a execução de uma verificação rápida, verificação completa ou atualização, e transformação de componentes em componentes que podem ter sido desligado por acidente. Você pode controlar sua participação na nuvem de segurança Kaspersky (KSN) e visualizar estatísticas sobre a atividade recente na KSN. Você pode executar uma verificação de configuração do navegador, para certificar se o Internet Explorer está configurado com um bom nível de segurança. A solução de problemas do Windows ajusta as configurações de segurança do sistema que podem ter sido mal estabelecidas por um malware (ou pelo usuário). O sistema de limpeza de privacidade remove os traços da sua atividade de computador e do navegador. E todos os três testes incluem a opção de reverter as alterações se você não gostar do que eles fizeram. Às vezes, o malware realmente é desagradável e torna impossível inicializar o Windows, por isso é importante executar uma verificação de malware. Você pode criar um Disco de Recuperação de arranque que resolve esse problema, é um disco para um sistema operacional alternativo. Nenhum software é perfeito, pois os codificadores de malware estão constantemente encontrando falhas de segurança no Windows e outros aplicativos. As empresas tentam melhor seus sistemas de segurança assim que podem, mas se você não aplicar o patch (as atualizações), o computador pode se tornar uma vítima. O antivirus Kaspersky 2016 oferece uma Verificação de Vulnerabilidade para procurar os patches de segurança em falta. Ele também procura por problemas de configuração no Windows, se sobrepondo um pouco com a solução de problemas.

Visão geral

Apesar do antivírus Kaspersky 2016 parecer um pouco diferente da edição de 2015, continua sendo um antivirus muito impressionante. Suas pontuações nos testes mais significativos de laboratórios independentes foram muito boas. Além disso ele tem proteção contra phishing e uma série de ferramentas de bônus que são realmente úteis, o que faz dele um dos melhores softwares de proteção do mercado.
(Visited 104 times, 1 visits today)