Muitos fornecedores de antivírus anunciam cada nova versão com grande alarme, mas a Microsoft não. O antivirus Microsoft Security Essentials 4.0 (gratis) lançou o produto no mercado quase sem anunciá-lo. Na verdade, a Microsoft não se refere ao número da versão em tudo, só para “a última versão do Microsoft Security Essentials.” Não há muita coisa que nova aqui, e os resultados dos testes feitos com esse antivírus foram aproximadamente os mesmos que o antivírus da versão anterior, por isso subestimar a nova versão talvez faça sentido.Antivirus Microsoft Essential Este produto é um antivírus simples e sua janela principal mostra o status de segurança atual, com um botão que resolve quaisquer problemas. Outro botão do programa inicia uma varredura quando solicitado.

Windows Defender offline

Em um dos testes realizados, o antivirus Microsoft Microsoft Security Essentials se recusou a atualizar ou scanear porque ele afirmou que o sistema não estava funcionando e não era uma cópia válida sistema. Na verdade, a instalação do Windows aconteceu normalmente, mas o malware enganou o antivírus, levando-o a pensar o contrário. O suporte técnico aconselhou reinstalar o Windows, um curso inteiramente inadequado, dado que as próprias ferramentas de validação da Microsoft relatam uma instalação genuína. Então uma varredura completa foi feita usando o Windows Defender off-line, mas não resolveu o problema pois o malware enganou o produto.

Limpeza de Malware

Nos sistemas infestados com malware onde o antivirus Microsoft Security Essentials foi instalado, ele funcionou corretamente, mas uma verificação completa levou horas. A varredura no sistema de teste de limpeza padrão levou 72 minutos, cerca de duas vezes a média. E, apesar desses longos exames, a limpeza não foi muito profunda. O antivírus Microsoft Security Essentials detectou 63 por cento das ameaças, valor inferior a qualquer produto testado com o conjunto mesmo conjunto de amostras de malware. Ele não dectetou arquivos executáveis. Notamos que vários deles foram detectados por outros antivírus. A sua pontuação global foi de 4,3 pontos para limpeza de malware, muito fraca se comparada com outros produtos do mercado. Verificamos também uma baixa pontuação de 40 por cento de detecção em amostras de rootkits, marcando 4,0 pontos. Muito poucos produtos testados com a mesma coleção de malwares marcou um resultado tão baixo, apesar das taxas de detecção serem elevadas.

Antivirus Microsoft Security Essentials Review

Security Essentials já havia obtido bons resultados em testes de ameaça, mas suas performances nos últimos períodos de teste foram melhores do que os testes anteriores. Ainda assim, Microsoft alerta que para que o antivírus seja bem utilizado, o software só deve ser usado como proteção “linha de base”, embora o seu site não faça nenhuma menção a isso, e alega que este é um antivirus “abrangente”.

Leia o nosso guia completo sobre o Antivirus Microsoft Security Essentials

O antivirus Microsoft Security Essentials é muito bom em termos de software – com uma pontuação precisa de 100% – porém seu desempenho não é assim tão bom em termos de proteção. O software deixou passar 44 amostras de malware que foram capazes de causar grandes danos nos computadores que serviram como teste, e permitiu que outras 22 fossem executadas no PC antes de neutralizá-las e antes que qualquer dano fosse feito. Ele bloqueou apenas 34 dos programas de malware que estavam no comptutador, dando-lhe uma pontuação um pouco decepcionante em termos de proteção -86 (sim, isso é uma pontuação negativa) em um total de 300 pontos possíveis.antivirus microsoft essential tela de status protegido É uma pena, porque o próprio software está entre os mais fáceis de usar e discretos dos vários antivírus gratuitos existentes no mercado. Ele trabalha em conjunto com o Windows Update, por isso é menos uma peça de software que você tem de se preocupar em manter atualizado. Há quatro abas na janela principal: a tela inicial diz-lhe quando a sua última varredura foi executada e se existem problemas que precisam ser resolvidos, enquanto o Update, Definições e histórico são ferramentas normais como em qualquer antivírus. Apesar de ser uma produto muito básico, há uma abundância de configurações úteis. Por padrão, as varreduras são programadas para serem executadas aos domingos às 02:00, mas você pode escolher qualquer dia que quiser, ou até mesmo optar por fazê-las diariamente. Se o seu computador tem poucos recursos como um processador lento, você pode limitar a quantidade de CPU Essentials que é permitido usar, dando-lhe espaço para executar outros programas ao mesmo tempo. Você também pode evitar varreduras quando o seu PC estiver em uso. Você pode excluir determinados locais de arquivos e tipos de arquivos a partir de scans, e você também pode excluir processos para evitar falsos positivos. Ironicamente, o antivírus Security Essentials provou ser eficaz em ignorar software limpo, não infectado, então é improvável que esta ferramenta seja muito usada. Em testes de software, o antivirus Microsoft Security Essentials não mostrou quaisquer falsos positivos, ganhando uma pontuação perfeita no teste. Embora as contagens de protecção sejam ruins, os PCs de teste continham várias amostras de malware propositadamente para realmente desafiar o software de segurança. Na execução de testes sobre o software em um PC totalmente atualizado, o antivírus Security Essentials é um antivírus muito mais eficaz. Se você tem um PC que tem as últimas atualizações de segurança da Microsoft instaladas ao lado do Security Essentials e você tem um bom grau de senso comum quando se trata de arquivos perigosos, você tem um nível aceitável de proteção.

Mantenha o Windows Atualizado

Nos testes de análise de segurança foi elaborado um documento sobre os efeitos de manter as aplicações comuns do Windows até à data. Os pontos importantes desse documento são os seguintes: manter o Windows, Java e Adobe Flash Player atualizados reduz a vulnerabilidade do sistema em 90%, e adicionar o antivírus Microsoft Security Essentials mantem ainda maior a proteção de ameaça para 99%, o que é impressionante. A lição aqui é que você não pode simplesmente confiar em nenhum software de segurança por si só, e manter o software atualizado é essencial. Não ignore avisos de pop-up do Java e Adobe, e outros programas a atualizar. Reinicie o PC pelo menos uma vez por semana para garantir que as atualizações sejam corretamente instaladas. Estes são os passos básicos que você deve seguir para reduzir a vulnerabilidade de seu sistema. Embora seja bom ser capaz de esperar que o seu software de segurança faça todo o trabalho, alguma ação do usuário tem que ser tomada. Enquanto o antivírus Security Essentials é um software gratuito ótimo se você quer proteger o seu pc, é uma boa linha de defesa para um PC totalmente desprotegido.

Como remover o Antivirus Microsoft Security Essentials

Se você não quiser mais o Microsoft Security Essentials no seu PC, você pode desinstalá-lo rápidamente. No Windows Vistas e Windows 7, vá até ao menu Iniciar e digite “Adicionar ou Remover Programas”, e clique. A partir daí, basta rolar para baixo e encontrar o antivírus Microsoft Security Essentials, selecioná-lo e removê-lo. Você deve baixar e instalar imediatamente um software alternativo de segurança. Já falamos aqui no site sobre mais alguns antivírus. Confira nossos outros artigos para encontrar o melhor antivírus para você.

Antivirus Microsoft Security Essentials para Windows 8 e Windows 8.1

O antivírus Security Essentials não está disponível para o Windows 8 e Windows 8.1, por isso você não precisa baixá-lo se estiver usando um desses sistemas operacionais. O antivírus Security Essentials foi substituído pelo Windows Defender no Windows 8 e 8,1. Todas as atualizações para o antivírus Defender devem ser baixadas através do utilitário Windows Update, Windows 7 e as versões anteriores ainda exigem que o programa Security Essentials seja baixado em separado.

Antivirus Microsoft Security Essentials / Windows Defender

Se você usa o Windows 8, então você provavelmente está usando o pacote anti-malware da Microsoft sem saber; disfarçado de Windows Defender, essa é solução padrão de antivírus do sistema operacional. Para usuários do Windows 7, é fácil e rápido fazer o download a partir de Microsoft.com. Apesar da mudança de nome para o Windows Defender, o Microsoft Security Essentials é projetado para trabalhar com os outros recursos de segurança usados no Windows. Isso inclui o Firewall do Windows e transfere o filtro SmartScreen. Ele atualiza automaticamente através do Windows Update, e envia as poucas notificações que você pode receber através do Centro de Ação padrão do sistema Windows. Ele protege em tempo real, mas também permite verificações agendadas e manuais, e há poucas razões para sequer abrir seu painel de controle. Esperamos que tenham gostado da review do programa. Não esqueça de comentar.
(Visited 218 times, 1 visits today)