Smartphone – Dicas de proteção

Quando compramos ou ganhamos um smartphone novo é normal o medo de ser roubado ao sair na rua. São inúmeras histórias e infelizmente ninguém está livre de um imprevisto como esse. No entanto, há algumas atitudes que podemos ter que são capazes de evitar uma grande dor de cabeça ao ter um celular perdido ou furtado. Confira algumas dicas para você proteger o seu dispositivo das mãos de pessoas mal intencionadas e assim, mais tranquilo por aí.celular seguro

Dica 1

A primeira coisa que se deve pensar, é em não ficar dando bobeira na rua, pois os ladrões estão a solta, e sempre atentos às brechas que muitas vezes damos ao deixar os celulares em lugares de fácil acesso, como em bolsos largos ou mantendo-o nas mãos sem a devida atenção.

Dica 2

A segunda dica vem em forma de boa notícia, e novidade. Muita gente não sabe, mas não são somente os meios de transporte e imóveis que possuem cobertura de seguros antifurto. Existem empresas que oferecem este tipo de serviço também para smartphones e tablets. Contudo, como sempre, antes de assinar qualquer tipo de contrato, é preciso ficar atento a alguns detalhes como valor e cobertura do plano. No geral, a taxa anual de um seguro para smartphone está entre 10% a 15% do preço do aparelho, podendo ser dividida em até 12 vezes. Em caso de assaltados, o consumidor deverá desembolsar outra quantia, que varia de 10% a 20% do valor do celular para receber um novo. O serviço pode ser contratado junto a algumas operadoras, como a Vivo, Claro e Tim, ou diretamente nas seguradoras. Dessa maneira, fique ligado pois nem tudo é coberto pelo seguro. Os planos, em sua maioria, não costumam oferecer indenização para furtos simples, que são aqueles causados por descuido, e nem para todos os tipos de danos acidentais. Sendo assim é necessário conhecer muito bem às cláusulas do contrato antes de assinar, para que depois você não se arrependa e seja tarde demais.

Dica 3

Em caso inevitável de furtos ou perdas, existem aplicativos de rastreamento que podem te auxiliar a recuperar seu smartphone (celular inteligente) roubado, tornando possível descobrir a localização exata do dispositivo. Tratam-se dos aplicativos de rastreamento que além de localizarem o gadget através de sinais GPS, possuem uma infinidade de funções diferentes que vão desde a localização e bloqueio do celular roubado até o envio de mensagens para os seus contatos. Para os portadores de iPhones ou aparelhos do tipo Windows Phone, não é necessária a instalação de nenhum aplicativo com essas funções para poder rastreá-los, pois para procurar o smartphone da Apple, basta criar uma conta no iCloud, cadastrar o seu aparelho e acessar a função “Buscar meu iPhone”. Já com os celulares de sistema operacional da Microsoft, é necessário acessar o site do Windows Phone com a sua Microsoft ID e, em seguida, clicar na opção “Localizar Meu Telefone”. Ao contrário dos concorrentes, o Android não tem um recurso nativo de rastreamento, de maneira que torne necessário instalar aplicativos para localizar o seu celular em caso de perdas. Uma dica é utilizar a versão mobile de antivírus conhecidos, como o McAfee, AVG e avast!, que fornecem este tipo de serviço. Existem vários aplicativos para os Androids que fazem o mesmo que os localizador natural do Iphone e do Windows Phone, embora, perder um smartphone está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil devido a essa infinidade de recursos para recuperá-lo. Só fica sem o aparelho quem está distraído e se recusa a baixar uma proteção desse tipo. Os aplicativos disponíveis ajudam não só na localização como também no backup de dados do equipamento perdido. Separamos uma lista com alguns dos aplicativos mais usados e fáceis de usar. A melhor parte disso é eles podem ser adquiridos tendo custos baixos ou nulos. Confira e proteja-se:

Wheres My Droid

Além do mecanismo de localização para furtos, este app auxilia os esquecidos, que vez ou outra tentam encontrar o aparelho fazendo uma ligação para ele. Bom, isso pode funcionar caso o aparelho não estiver em modo silencioso, mas caso ele esteja, o Wheres My Droid apresenta a solução. Com ele, o usuário consegue estabelecer uma palavra-chave, que quando enviada por SMS de outro dispositivo, desativa o modo silencioso e ativa um beep. Assim fica mais fácil encontrar seu celular e parar de ficar sofrendo. O aplicativo é compatível apenas com o sistema operacional dos androides e, é gratuito.

Prey Anti-Theft

Esse aplicativo disponível gratuitamente, assim como o anterior, possui mecanismos para ajudar os esquecidos e encontrarem seu dispositivo móvel. Disponível para Androids e iOS, consiste num app bem completo e requer passos simples para ativação: após baixá-lo, você deve cadastrar uma senha no site e pronto. Caso você não encontre o seu celular, basta entrar no computador mais próximo e enviar um SMS por meio do site com a palavra “alarm”. Imediatamente, um beep começa a disparar em seu celular. Em caso de perda, é só enviar um SMS com a palavra “lock”, que faz com que seu aparelho fique bloqueado. Em caso de roubo, o envio de “missing”, além de bloquear todos os comandos, manda relatórios a cada 20 minutos com o rastreamento em tempo real, que funciona mesmo havendo troca de chip. Assim a vida do ladrão fica difícil heim?!

Android Lost

Com o cadastro prévio do aparelho no site da empresa , esse aplicativo tem várias ferramentas, podendo então bloquear o celular, apagar os dados quando solicitado, ativar o GPS para localização do aparelho, acessar mensagens de texto e ainda é capaz de enviar um histórico de ligações efetuadas depois da perda. Isso sem contar no status da bateria, que também é informado. O recurso mais interessante, porém, é a ativação da câmera para que o usuário consiga ver o rosto de quem está fazendo o uso do seu aparelho. Este aplicativo é exclusivamente para Androids, e é disponível de maneira gratuita na Play Store.

GoBackup Pro

Com poucos cliques, o aplicativo desenvolvido unicamente para Androids, permite o acesso a uma cópia de segurança completa de todos os aplicativos, dados e configurações do telefone perdido. Além disso, ele possui uma interface simples e autoexplicativa, que facilita ao usuário leigo o uso dinâmico e simplificado e pode ser encontrado na Play Store de graça. Além do mais, ele faz backup de SMS, MMS, contatos, registros de chamadas, configurações da interface e pontos de acesso Wi-Fi. Além disso, é possível também salvar seus aplicativos e jogos juntamente com os dados de cada um deles.

Online Backup – BullGuard

cuidados com seu smarthphoneAssim como o iCloud, esse aplicativo, que possui também suas ferramentas contra os vírus ladrões de informações pessoais, salva os dados do smartphone em uma nuvem na internet, com espaço para mais de 2 GB de armazenamento. Além de conseguir acessar o aplicativo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, o BullGuard vem com um recurso de migração, ou seja, caso você esteja trocando um Android por iPhone, esse recurso permite que todos os seus dados sejam transportados para o novo sistema operacional. Este app é pago, mas disponibiliza um mês de uso gratuito para teste. Além disso, tem compatibilidade com o iOS e Android.

AntiFurto Droid Free

Este aplicativo possui mecanismos que servem de barreira, dificultando assim o furto: Um alarme sonoro é acionado mesmo se o seu smartphone estiver no modo silencioso. Além disso, o app permite a sinalização indicando troca de chip, enviando um SMS com o novo número utilizado no smartphone para o usuário. Ademais, todas as configurações do aplicativo funcionam mesmo sem acesso à internet, e é compatível somente com o sistema operacional Android, o programa é gratuito. Essas são ferramentas muito úteis para ajudarem os indivíduos a não terem tantos prejuízos com os furtos dos celulares. No entanto, caso já tenha procurado um seguro para o seu smartphone e baixado aplicativos para rastreá-lo, o que resta é torcer para que ninguém venha com más intenções para cima do seu aparelho. No mais, é preciso tomar os cuidados que já sabemos de tanto que nossas mães repetiram durante toda a vida: Evitar mexer ou guardar em bolsos traseiros ou mochilas quando estiver em locais muito cheios, ou ruas pouco movimentadas, e reparar sempre em indivíduos com atitudes suspeitas. Nunca esqueça-o em cima de mesas ou deixe-o sozinho dentro da mochila. Caso ele seja roubado nessas circunstâncias, dificilmente você terá cobertura do seguro contratado. Caso você seja roubado, existem medidas como fazer um B.O. que devem ser feitas. Este documento será necessário para resgatar a indenização da seguradora e também para ajudar a polícia a mapear a criminalidade na região. Outra medida importante é bloquear o aparelho através do IMEI, que nada mais é do que um código de identificação do celular. Para localizá-lo, basta olhar a caixa do seu smartphone, o adesivo da bateria ou digitar a sequência *#06# para que o número apareça na tela do dispositivo.
(Visited 230 times, 1 visits today)